Translate

2 de junho de 2012

FALA

A fala é a capacidade de articular os sons vocais e consonantais do idioma materno. O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traquéia, chegando até a laringe, esse processo é que faz as cordas vocais vibrarem e produzirem o som laringiano que é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca. 
Uma intervenção precoce da fala vai prevenir maus hábitos que a criança fissurada pode adquirir, como por exemplo: a emissão de sons nasalizados. Caso descubra problema na fala o tratamento fonoaudiológico deve ser precoce para eliminar movimentos errôneos nas articulações dos sons.
Normalmente todas as crianças que apresentam fissura lábio palatina e possuem alterações musculares inerentes à sua patologia, 

DÚVIDAS SOBRE A FALA


SE ESTIMULARMOS A CRIANÇA CORRETAMENTE, ELA VAI FALAR
CERTINHO?
Bem, não é tão simples assim. Pode acontecer da criança com fissura de palato continuar com dificuldades para produzir os sons da fala, mesmo após a cirurgia e mesmo sendo bem estimulada.  Por quê?  Isto pode ocorrer porque mesmo após a cirurgia no palato, a porta (velofaringe) que separa o nariz da boca pode não funcionar corretamente durante a fala, e assim o ar e os sons podem escapar pelo nariz resultando numa fala fanhosa (hipernasal) e/ou numa fala difícil de entender (cheia de “soquinhos”, por exemplo). O nome
que damos a esta condição é disfunção velofaríngea.

ORIENTAÇÃO AOS PAIS SOBRE A FALA E LINGUAGEM...

Os pais são os principais estimuladores da fala e da comunicação de seus filhos;e o ambiente mais influente no seu desenvolvimento global é a sua própria casa.
Estou fazendo uma especie de cursinho sem a presença de minha filha portadora de lábio leporino e fenda com as cirurgias de fenda e palato já concluídas,com a fonodióloga,na verdade agora entendi que antes de achar que um tratamento pra fala vai funcionar nos pais precisamos aprender algumas coisas de como aborda los e apresentar de uma melhor forma esses estímulos que vão ajuda los na pronuncia das palavras.

 Quando falamos, o ar que vem  dos pulmões, passa pela laringe (garganta) onde a voz é produzida e sobe em direção à boca. Dependendo dosmovimentos dos lábios, da língua, da elevação da parte mole do céu da boca,produzimos sons diferentes (vide Informativo 1 para maiores detalhes).
Para o ar e os sons não escaparem pelo nariz, a parte mole do céu da boca (palato mole) e as paredes da garganta (faringe) se movimentam, como se fosse uma “porta” que abre e fecha. Na maioria dos sons que produzimos, a “porta” fica fechada, e assim o ar e  o som, saem somente pela boca. Estes
sons são conhecidos como  sons orais  (como por exemplo, os sons que produzimos ao falar a palavra “papai”).
SONS ORAIS: “P, B T, D, C, G, F, V, S, Z, CH/X, J, L, LH, R, RR”
e as vogais “A, Ê, É, I, Ô, Ó, U”