Translate

6 de março de 2009

O QUE É LABIO E FENDA?

  Entao nesse dia 6 de março de 2009 pela manha tive ela por uma cesaria e ela nasceu com labio leporino e fenda palatina...O QUE É ISSO!nem eu mesma sabia...MAS AS EXPLICAÇÕES MAIS COMUM SÃO ESSAS:
Defeito facial de nascimento que pode afetar o labio superior ate o naris e a fenda afeta o ceu da boca podendo ser totalmente aberta ou nao podem aparecer em conjunto ou nao.....ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. O adjetivo leporino refere-se à semelhança com o focinho fendido de uma lebre .                                                                                                                                                                                                                 Segundo  Drauzio Varella.....` A incidência é maior na etnia amarela e menor na negra. É falsa a impressão de que os casos de       lábio leporino e fenda palatina estão aumentando. O que cresceu foi o número de diagnósticos e a taxa de sobrevida dos portadores.` ...
               Fissura labial, ou lábio leporino, é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino,  atingir a gengiva, o maxilar superior e alcançar o nariz.  De todos os defeitos congênitos, o lábio leporino (aberto, partido) e/ou fenda palatina é um dos mais comuns. Atualmente são anomalias que afetam um em cada 700 nascimentos.Quanto à frequência dessas anomalias, alguns estudos demonstram que 25% dos bebês sofrem de fenda palatina, 25% de lábio leporino, e 50% de ambos.   Tanto o lábio leporino como fenda palatina, podem desenvolver-se separadamente ou ao mesmo tempo.Trata-se de uma divisão  no lábio superior, entre a boca e o nariz, que ocorre porque as duas partes do rosto do bebê não se uniram adequadamente   durante a gestação. Os tipos de lábio leporino variam desde uma pequena fenda no lábio superior à total separação nos dois  lados do lábio, atingindo até o nariz. O grau do lábio leporino pode variar enormemente, desde leve (encaixe do lábio), até severo  (grande abertura desde o lábio até o nariz). Essa anomalia recebe nomes diferentes segundo sua localização. Uma fenda num  lado do lábio, que NÃO se estende até o nariz, denomina-se unilateral incompleta. Uma fenda em um lado do lábio que se estende  até o nariz, denomina-se unilateral completa. Uma fenda que compromete ambos os lados do lábio e que se estende e compromete  ambos os lados do lábio e que se estende e compromete o nariz, denomina-se bilateral completa.Na fenda palatina, a abertura pode  atingir todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicação direta entre um e outro. Pode, ainda, ser responsável pela ocorrência de úvula bífida (a úvula, ou campainha da garganta, aparece dividida). No entanto, às vezes, essa variação de tamanho                                                                                 é pequena, o que gera algum atraso no diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário