Translate

12 de março de 2011

classificaçâo das fissuras segundo o tipo....

  Essa classificação fundamenta-se na teoria embriológica, que reconhece os mecanismos independentes de formação das estruturas anteriores (palato primário) e posteriores (palato secundário) ao forame  encisivo, ponto de referência anatômico escolhido para sua apresentação, sendo que, para melhor entendimento, as fendas pré-forames são as de lábio, as pós-forame são as do palato (céu da boca) e as transforame são as que envolvem lábio, alvélo (gengiva) e/ou goela de lobo ( fissuras palatais).
A classificação para fissuras lábio-palatais utilizada em  Hospitais de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais foi estabelecida , em 1972.  Abrange os aspectos morfológico e embriológico da malformação, tendo como referência o forame incisivo.  São divididas em três grupos:
   
·        Fissura pré-forame incisivo, quando atingem apenas o lábio, com ou sem envolvimento do rebordo alveolar e asa do nariz.
·        Fissura transforame incisivo, quando afetam o lábio, o rebordo alveolar e o palato.
·        Fissura pós-forame incisivo, quando comprometem apenas o palato.
     Fissuras faciais raras;
Claro que a cada dia se descobre algo novo que complemetam essas classificações...

     Nesta classificação das fissuras, é adotado como referência o forame incisivo, ponto de juntação na formação de toda a região lábio-palatina, estabelecendo-se quatro grupos de fissura:Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 4.





  a) grupo 1: fissuras pré-forame incisivo



 
     São aquelas de se localizam atrás do forame incisivo, comprometendo o lábio, rebordo alveolar e assoalho nasal e podem ser: unilaretal direita ou esquerda), bilateral e mediana.

    Unilitaral (direita ou esquerda)- as fissuras pré-forame incisivo unilarerais, nas formas mais complexas, apresentam alteraçao do lábio, assialho da narina e ascada alveolar, notando-se soluçao de continuiade ao nível o incisivo lateral e canino, além da porção anterior do palato. Podem ser completa e incompleta.

     1) Completa: compromete tecidos moles, rebordo alveolar e assoalho nasal.

     2) incompleta: compromete apenas os tecidos moles

    3) bilateral: completa ou incompleta

    4) mediana: completa ou inclompeta

     
    b) grupo 2 : fissuras transforame incisivo
(imagens da internet)

Fissura transforame (fissura de lábio e palato) e pós-forame incisivo (fissura de palato)         São aquelas que passam pelo forame incisivo estruturas anteriores e posteriores a ela, comprometendo lábio, assoalho nasal, rebordo alveolar, palato duro e molo, e podem ser: unilateral (direita e esquerda) e bilateral.


  1) unilateral (direia e esquerda)

  2) bilateral

  3) mediana

  
    c) grupo 3: fissuras pós-forame incisivo

       São aquelas que se localizam atrás  do forame incensivo, ou seja que atingem só o palato e podem ser: completa e oncompleta.

   1) completa: comprometem toda a extenção dos planos duro e mole.

 2) incompleta: podem comprometer apenas o palto mole, o palato mole e parte do palato duro, ou a (úvula bífida).


 d) grupo 4: fissura faciais raras.
Após constatar a anomalia no momento do nascimento, os médicos decidiram afastar o pequeno Kang Kang de sua mãe. O garotinho, que hoje tem 1 ano e dois meses de idade, é vítima de uma rara deformação facial que faz com que pareça utilizar uma máscara.ar legenda  
                                                                     (imagens da internet)                         

bebê porco com labio leporino(imagens da internet)



Neste aquelas que têm o envolvimento de outras estruturas da face, que se manifestam com a falta de fusão dos processos envolvidos na vida embrionária.
(imagens da internet)
Acima, caso extremo. Esse bebê, foi abandonado pela mãe.
Abaixo, outras imagens da mesma anomalia, em diferentes graus:
depois de alguma cirurgias(imagens da internet)
veja que com algumas cirurgias o aspecto vai melhorando.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário