Translate

8 de outubro de 2011

labio e fenda palatina

Por que ocorre o Lábio Leporino ou Fenda Palatina

A medicina não encontrou uma causa exata que explique o porque desses defeitos nos bebês. Alguns estudos chegaram a demonstrar que esse defeito se dá sobretudo em famílias com um histórico dessa anormalidade em um pai, em outra criança ou num parente próximo. Mas também ficou demonstrado que pode ocorrer em famílias sem os antecedentes já mencionados. Se pais que não nasceram com uma fenda, tiverem um bebê com essa anomalia, as probabilidades de que tenham outro bebê igual, oscilam entre 2 e 8 por cento. Se um dos pais tem uma fenda, mas nenhum dos seus filhos têm essa anomalia, as probabilidades de ter um bebê com esse defeito são de 4 a 6 por cento. Se um dos pais e um filho apresentam uma fenda, as probabilidades de que outro filho nasça com essa anomalia são ainda maiores. Recomenda-se, nesses casos, consultar um especialista em genética.
Também acreditam que alguns fatores ambientais, como remédiox, drogas, produtos químicos, fungos, inclusive deficiências de vitaminas (como o ácido fólico), que reagem com certos gens específicos e acabam interferindo no processo normal do fechamento do palato e no desenvolvimento do lábio.


A boca do feto se forma durante os primeiros três meses da gestação. Durante esse tempo, as partes do palato superior e o lábio superior normalmente se unem Quando essa junção não ocorre, o bebê terá um lábio leporino e/ou fenda palatina. Uma criança pode ter lábio leporino, fenda palatina, ou ambos. O lábio leporino e a fenda palatina juntos são mais comuns em meninos que em meninas.
É importante saber que a maioria dos bebês que nascem com essa fenda, são sadios e não tem nenhuma outra anomalia congênita.
Os resultados estéticos da cirurgia de correção da fenda labiopalatina estão cada vez melhores. Caso a fenda ainda fique muito marcada, há a possibilidade de fazer novas operações, ainda durante a infância, para melhorar o aspecto estético.
O ideal é que seu filho seja acompanhado também por ortodontistas, principalmente no caso de fenda palatina, para monitorar o crescimento do maxilar e dos dentes e o funcionamento da boca em geral. Em algumas crianças, a voz pode ficar anasalada, por isso pode ser aconselhável consultar um fonoaudiólogo.
No caso da fissura palatina, o bebê pode sofrer de otites (infecções no ouvido) com mais frequência, por causa da entrada de líquido no canal do ouvido.
Quando esse defeito congênito se apresenta com uma fenda ou abertura só no palato superior, denomina-se fenda palatina. Nesse caso, o palato não se fecha completamente, mas deixa uma abertura que se estende até a cavidade nasal. A fenda pode afetar qualquer lado do palato. Pode estender-se desde a parte anterior da boca (palado duro) até a garganta (palato mole). A fenda palatina não é tão perceptível como o lábio leporino porque está dentro da boca. Em muitos casos, outros membros da família podem ter tido também a fenda palatina ao nascer.
http://br.guiainfantil.com/labio-leporino.html
Qual é a causa?
A causa exata é desconhecida. Ambos são defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como enfermidades maternas, uso de medicamentos ou desnutrição. Se uma das crianças de uma família nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o risco de que as futuras crianças desta família tenham o mesmo defeito aumenta entre 2 e 4%.
Com que freqüência aparecem?
Um em cada 800 bebês nos Estados Unidos nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o quarto defeito de nascimento mais comum neste país. No Brasil existe  1 criança com fissura para cada 650 nascidas, e cerca de 5.800 novos casos todos os anos.
Que tipo de problemas causam na criança?
As conseqüências não são meramente estéticas. Crianças com estas deformidades podem sofrer de múltiplos problemas de saúde, incluindo problemas auditivos, infecções crônicas, má-nutrição, problemas na dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Os efeitos emocionais dessas deformidades podem ser devastadores para a criança. Elas usualmente vivem escondidas e sua auto-estima é destruída. 
Este problema pode ser evitado?
De acordo com um estudo recente, mães que tomam complexos multi-vitamínicos que contem ácido fólico antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação podem reduzir a probabilidade de terem um filho com este problema. Outros estudos sugerem que altas doses de vitamina A pode desempenhar um importante papel em alguns defeitos congênitos, incluindo lábio fissurado e fenda palatina. (Mulheres não devem tomar mais de 5.000 unidades de vitamina A por dia). 
http://wp.clicrbs.com.br/meufilho/2008/12/26/saiba-mais-sobre-fissura-labial-e-fenda-palatina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário