Translate

2 de junho de 2012

FALA

A fala é a capacidade de articular os sons vocais e consonantais do idioma materno. O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traquéia, chegando até a laringe, esse processo é que faz as cordas vocais vibrarem e produzirem o som laringiano que é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca. 
Uma intervenção precoce da fala vai prevenir maus hábitos que a criança fissurada pode adquirir, como por exemplo: a emissão de sons nasalizados. Caso descubra problema na fala o tratamento fonoaudiológico deve ser precoce para eliminar movimentos errôneos nas articulações dos sons.
Normalmente todas as crianças que apresentam fissura lábio palatina e possuem alterações musculares inerentes à sua patologia, 

devem procurar um fonoaudiólogo para atuar de forma preventiva e repassar orientações sobre  sua alimentação  a Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição, o tratamento fonoaudiológico precoce é divido em seis áreas básicas: Alimentação, hábitos, sensibilidade, linguagem, fala e desenvolvimento neuropsicomotor.
o desenvolvimento da linguagem de uma criança portadora da fissura lábio palatina é semelhante ao de uma criança normal, todavia não chega a ser igual devido a algumas deformidades faciais e orifícios no palato que algumas crianças apresentam, entretanto os fatores sociais e culturas podem contribuir positivamente ou negativamente para desenvolvimento dessas crianças.

Para que a orientação e conscientização dos pais de criança portadora da fissura lábio palatina, em relação ao desenvolvimento da linguagem de seus filhos, torne-se de extrema importância é necessário o conhecimento de como seria o correto desenvolvimento da criança, de forma geral a família da criança portadora da fissura lábio palatina, precisa conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor. Pois depois do nascimento o recém nascido apresenta alguns reflexos, mais com o passar do tempo a mesma pode perdê-los, dando origem a reflexos, mas evoluídos, podendo causar ações voluntárias, mas mesmo assim não em pedi que alguns reflexos perdurem por toda vida, tornando-se patológico. 
Se a criança portadora de fissura de lábio palatal souber conviver com  seus problemas, com naturalidade sem o preconceito e a indiferença da sociedade, os resultados da reabilitação seriam melhores.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/tratamento-fonoaudiologico-precoce-em-criancas-com-fissura-labio-palatina/82929/#ixzz1ti30O7Dn
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário