Translate

20 de março de 2013

CATAPORA EM CRIANÇAS COM FISSURA....

Nataly fez uma cirurgia no ouvido,onde colocou um dreno pois contraiu catapora no hospital,teve 30 dias bem complicados pois baixou suas defesas e uma serie de feridas apareceu no ouvido provocando varias otites,mas felismente nao comprometeu sua audição....
Como é o contagio da catapora?

A catapora é uma doença altamente infecciosa com 90% de taxa de infecção. O vírus é adaptado para atacar o aparelho respiratório, propagando-se facilmente de pessoa para pessoa por gotículas de secreção, geralmente proveniente de tosse ou espirros de pessoas doentes. O vírus pode também ser transmitido pelo contato direto com as lesões da catapora ou do Herpes Zoster.

Como se pega a catapora?

Antes da vacina, quase todos contraíram a doença no contato com adultos (95% do total de adultos). A historia de catapora e considerada uma evidencia de imunidade. Se você não sabe ao certo se teve catapora, faça um teste sangüíneo para anticorpos varicela. Um teste positivo significa imunidade e você não pegara a catapora. Um resultado negativo implica que você poderá pegar catapora e é um candidato a tomar uma vacina.

Como se previne da catapora?

Recomenda-se que todas as crianças sejam rotineiramente vacinados entre 12 e 18 meses de idade e que todas as crianças recebam a vacina antes dos 13 anos de idade se já não teve catapora. A vacina da catapora foi pelo Japão há mais de 28 anos, foi licenciada nos EUA em 1995 e passou a ser usada em inúmeros países, incluindo o Brasil o que demonstrou que ela é muito segura e eficaz protegendo não só contra a catapora, mas evitando as complicações relacionadas a pneumonia e infecções de pele. A vacina deve ser dada a maioria das crianças acima de 12 meses de idade ou mais velhos, adolescentes e adultos que não tenham tido a catapora. Muito raramente ocorre a doença em pessoas que tomaram a vacina. A vacina protege por vários anos.

O que se pode fazer se esteve exposto a catapora?

Se você já adquiriu a imunidade você não ficará doente. A maioria das pessoas não se infecta pela 2a. vez. Se você não está imune à catapora e ficou exposto a alguém que esta infectado, então você poderá evitar a doença através da aplicação da vacina dentro dos primeiros 3 dias do contagio. Se você não foi vacinado neste período, se você receber a vacina dentro dos primeiros 5 dias da exposição você conseguirá ainda assim uma catapora mais leve.

A imunoglobulina Varicela-Zoster com altos níveis de anticorpos ao vírus e recomendada depois da exposição para aquelas pessoas com alto risco de complicações, como exemplo: pessoas com imunodeficiência, com câncer, HIV/ AIDS ou pessoas que tomam medicações que enfraquecem o sistema imunológico. Consulte o seu médico.

O que é cobreiro ou Herpes Zoster?

É um outro nome da infecção da pele causada pelo vírus Varicela-Zoster. Cobreiro é uma ferida causada pela reativação do vírus que esteve no organismo por muito tempo sem se manifestar e reaparece sob a forma de herpes zoster (também conhecido como cobreiro), que pode se repetir ao longo da vida. O vírus pode ser reativado devido a diminuição da eficiência do sistema imunológico que ocorre com o avanço da idade. A principal diferença entre a catapora e a Herpes de Zoster são as lesões de pele, que no caso do Herpes estão agrupadas acompanhando o trajeto de nervos, são vermelhas e extremamente dolorosas. Normalmente afetam um lado do corpo. Na catapora as lesões de pele são mais espalhadas, acometendo todo o corpo e face.

Quantas pessoas foram acometidas de catapora?

Nos EUA, antes mesmo da introdução da vacina em 1995 aproximadamente 4 milhões de casos da doença foram registrados anualmente, incluindo 4.000 a 9.000 hospitalizações e 100 mortes. Em relação a endemicidade sabe-se, através de numerosos estudos realizados, que nos paises desenvolvidos 90 a 95% da população é infectada antes dos 15 anos de idade, ao passo que nos países em desenvolvimento 20 a 40% dos maiores de 15 anos permanece susceptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário