Translate

12 de abril de 2009

AS DUVIDAS DE MAES E PAIS..

   A ultrassonografia tornou possível fazer o diagnóstico das fendas labiopalatinas a partir da 14ª semana de gestação. Nessa fase, o importante é tranquilizar os pais, fornecendo informações sobre as possibilidades de tratamento, e esperar a criança mas sao muito os casos que e somente no nascimento que se descobre essa anomalia.
          As fissuras labiopalatinas não são alterações estéticas do rosto da criança, apenas a causa de problemas de saúde que incluem má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções cronicas, alterações na dentição que com acompanhamento e tratamento adequado fazem essas crianças vencedoras e normais esteticamente. Da mesma forma, elas provocam problemas emocionais, de sociabilidade e de auto estima. Por isso, o tratamento requer abordagem multi disciplinar, isto é, a participação de especialistas na área de cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, fonodiologia, por exemplo.Ao contrário do que se preconizava no passado,com crenças absurdas como a de carregar a chave entre o seio e outras, pode que não haja fatores que levem o nascimento de uma criança com essa deficiência pode q seja também genético de muitas gerações passadas... hoje a recomendação é corrigir a fissura labial cirurgicamente nas primeiras 24h a 72h depois do nascimento para reconstituir o lábio superior e reposicionar o nariz, pois quase sempre existe um desabamento da asa do nariz, por falta de apoio do músculo que está solto daquele lado,mas o sistema de saúde do SUS de nosso pais ainda não esta tão avançado ao ponto de proporcionar essa cirurgia de imediato mas esta evoluindo, há pouco somente oferecia a cirurgia hoje é possível exigir o direito de toda criança que nasce com essa anomalia possa  passar por um tratamento completo com todos profissionais e podendo dependendo do caso ate já operar no terceiro mês de vida..e com esse acompanhamento fique livre de qualquer sequela tanto física como funcional...
     O tratamento  é realizado em etapas, a fim de assegurar a integridade do arcabouço ósseo e a funcionalidade da musculatura de oclusão, assim como para evitar a deficiência de respiração e a voz fanha.  A conduta preconizada é realizar a cirurgia nem cedo demais para não afetar o crescimento do osso, nem tarde demais para não prejudicar a fala. na verdade é natural, inicialmente, que os pais tenham dificuldades de aceitar a nova situação,medo do inesperado e de como proceder com essa experiência. Os sentimentos mais puros da maternidade misturam-se com ansiedade, dúvidas, medos e sensação de culpa. Levar o fato ao conhecimento dos parentes torna-se uma tarefa ainda mais difícil, mas é importante contar aos familiares e amigos o mais cedo possível, evitando avaliação e comentários fora da realidade.lembre-se que a Fissura Lábio-Palatal não passa de uma malformação dos lábios, não atrapalhando a capacidade mental e esse ensinamento e segurança todos bebes precisam receber dos pais Por isso, o fissurado deve ser tratado com respeito, carinho e compreensão, assim como qualquer outra criança.
Mas e claro que bebés que têm Fissura Lábio-Palatal merecem uma atenção especial, principalmente na hora da alimentação. O leite materno é o melhor alimento para a criança; os bebés fissurados devem ser amamentados no peito; quando não for possível, coloque o leite do seio na mamadeira sempre deve ser feita a limpeza na região da fissura,e ainda assim há bebes que não vão conseguir a principio mamar por ser mais difícil fazer o movimento de de sucção seja do bico do seio ou do bico da mamadeira ,incluso existe bicos para mamadeira especiais para essa anomalia prevenindo que o lábio ou o palato se abram ainda mais e que futuramente facilitam o aprendizado desses bebes com a fonodióloga
Lave as mãos sempre que for alimentar o bebê;como qualquer outro ele e frágil e esta com a imunidade baixa ainda mais nessa região da boca que esta desprotegida pelo lábio facilitando ainda mais gripes e resfriados.. 
- depois de toda alimentação, faça a limpeza da boca com um cotonete úmido e água limpa. Se a criança já tiver dentes, um adulto deve ajudá-la com a escova de dente.
Muitas vezes, a fissura prejudica a capacidade de comunicação do fissurado,pode falar fanho ou gaguejar ate que aprenda a trabalhar a língua na pronuncia das palavras(tente você falar sem tocar a língua no céu da boca e complicado né!) sendo confundida facilmente com algum tipo de dificuldade mental. O fissurado tem uma capacidade mental normal,no meu caso considero a NATALY, ate mais esperta que outras crianças na sua idade ou de idade superior como a de meu outro filho(1 ano e 8 meses)é incrível a vontade de descobrir as coisas e de como funcionam principalmente com jogos pedagógicos...
O tratamento da fissura deve começar o quanto antes. A partir do 1º mês de vida já tem início o processo de avaliação e preparação do recém nascido para a cirurgia que, geralmente, ocorre aos 6 meses de vida. Os pacientes adultos também passam pelo mesmo processo clínico mas geralmente fazem somente as cirurgias necessárias pois, há uma preocupação maior com a readaptação do indivíduo à sociedade.
    Ainda não existe uma verdadeira causa do porque uma criança nasce com essa anomalia existe fatores que podem contribuir,existe pesquisas que pode ser por isso ou aquilo porque e os pais não devem se culpar por isso e sim buscar conhecimento ate mesmo pra ensinar outras pessoas sobre esse problema e como trata lo de forma correta pois só um tratamento garante que essa criança cresça sem sequelas quando adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário