Translate

22 de dezembro de 2010

COM CATAPORA

Hoje já fez uma semana que foi feita a cirurgia do dreno não teve nenhum sintoma ou reação da cirurgia mas pra minha surpresa no segundo dia que estava de alta comigo em casa notei que em seu rosto apareceu algumas bolinhas e começou a prestar atenção nelas pois poderia ser algum tipo de reação ou sei la.
Bom as bolinhas só foram aumentando junto com febres que teve nenhuma muito alta e uma irritabilidade levei ela no pediatra e CATAPORA ,não há muito o que fazer pois e uma doença bem complicada  e como to sabendo que por ser uma doença que aparece muito no verão e que varias pessoas estão com ela o jeito esperar a melhora mais uma vez ela perdera consulta e de tomar vacinas por uns dias.



O que é varicela (catapora)?

A varicela (ou catapora) é uma doença comum em crianças, que pode causar problemas graves.
A catapora ocorre em todo o mundo - estima-se que 60 milhões de pessoas (na maioria crianças) contraiam catapora todos os anos.1
A catapora é causada por um vírus que é transmitido com muita facilidade de uma pessoa para a outra.2
A catapora pode causar problemas graves e, em alguns casos, até a morte. 1,2.

A varicela é causada pelo vírus varicela-zoster e é transmitido por um indivíduo doente, pelo ar ou por contato direto com as lesões. O tempo de incubação é de dez a 21 dias, com uma média 18 dias. Uma pessoa com varicela pode contaminar outras desde dois dias antes das erupções aparecerem até cinco dias depois do surgimento da última lesão. Por isso, o ideal é que as mães só levem seus filhos à escola ou à creche uma semana depois das feridas cicatrizarem.
Os sintomas mais comuns são febre, manchas vermelhas, coceira e aparecimento de bolhas rosadas. Estas se transformam, quando secas, em crostas escuras que caem depois de um tempo. Surgem entre 250 e 500 lesões em todo o corpo.
Quando a enfermidade já está instalada, deve-se ter acompanhamento médico e evitar usar remédios por conta própria. Se o doente usar ácido acetil-salicílico (AAS) pode ocorrer a chamada Síndrome de Reye - insuficiência hepática e coma. Os cuidados básicos de higiene devem ser mantidos, especialmente unhas bem aparadas e limpas para evitar contaminação da ferida. Crianças que apresentem febre a partir do quarto dia de doença, febre maior que 39ºC no terceiro dia, retorno da febre após período afebril e dor intensa devem ser avaliadas imediatamente por um médico.
A varicela pode ter as seguintes complicações: infecção bacteriana secundária; doença invasiva por estreptococos do grupo A (fasciite necrotizante e síndrome do choque tóxico); pneumonia (causada pelo próprio vírus ou como resultado da infecção bacteriana secundária). Também podem ocorrer complicações neurológicas como a cerebelite e encefalite. Mais raramente, osteomielite, artrite, varicela hemorrágica, glomerulonefrite e a citada síndrome de Reye.
Algumas situações podem tornar uma pessoa mais suscetível às complicações da catapora: portadores de imunodeficiência; quem faz tratamento com imunossupressores (quimioterapia, radioterapia ou corticosteróides em grandes doses); gestantes; crianças menores de 1 ano e adultos. Algumas formas graves da catapora acontecem em recém-nascidos, contaminados por mães que contraíram a doença entre cinco dias antes do parto e dois dias após.
      Fonte: www.fiocruz.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário