Translate

2 de junho de 2013

QUAL A CAUSA?
A fissura lábio-palatina pode ocorrer de forma isolada ou fazendo parte de uma síndrome, como a síndrome de Robert. Apesar de várias pesquisas realizadas pelo mundo, a causa das fissuras lábio-palatinas isoladas continua indefinida. As possíveis causas das fissuras podem ser divididas em fatores ambientais e genéticos.
Fatores Genéticos: Os fatores genéticos, evidenciados pelas histórias familiares, têm relação com alterações gênicas e cromossômicas. A grande maioria dos casos de fissura lábio-palatina podem ser explicados de acordo com o modelo de herança multifatorial, resumindo pode que ha 200 anos atraz, alguém da sua família,podendo ser ate um primo de terceiro grau teve a fissura e você ainda carrega algum gene...
Fatores Ambientais: Os fatores ambientais mais relacionados às fissuras lábio-palatinas são: infecções virais, anticonvulsivantes, ansiolíticos, agrotóxicos , herbicidas,a realização de raios-x na região abdominal,remédios, drogas, produtos químicos, fungos, inclusive deficiências de vitaminas (como o ácido fólico), o uso de álcool ou cigarros....
A causa exata é desconhecida. O lábio fissurado e/ou fenda palatina são defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião no inicio de uma gravidez. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais,a unica certeza ainda é que acontecem quando o bebê está em fase de formação na barriga da mãe.

2 comentários:

  1. Boa Noite Gisa.
    Meu nome é Marcela Eloá e acabei de encontrar seu blog, confesso que fiquei feliz em ler sua rica experiência de vida com sua filha e todas as lutas que passou e ainda passa com ela.
    Tenho 26 anos e tive fenda labio palatal, estou em recuperação, pois recentemente passei por uma cirurgia.
    Encontrei seu blog, pois também acabei de colocar o meu no ar e é muito bom ver as histórias de outras pessoas que também passaram por tudo o que passei.
    Espero que assim como minha história tem ajudado muitas pessoas, vc possa ajudar muitos a passarem por tudo.

    Mais uma vez obrigada.
    E estarei acompanhando o seu blog.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir