Translate

22 de junho de 2013

audiometria e colocação de dreno...

* Exame de Audiometria
A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento. Este exame só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pois são estes os profissionais habilitados a orientar corretamente todas as etapas para a realização do procedimento.
Os principais tipos de audiometria são a audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e a audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.
*  Colocação de carretel nos ouvidos..
Muito comum que alguns bebes portadores de fissura o necessitam mas voce sabe o que é isso?
Tubos de ventilação, ou simplesmente carretel, são pequenos tubos plásticos inseridos através da membrana do tímpano pelo otorrinolaringologista. O carretel retira as secreções (líquidos) do ouvido médio, ventilando-o com ar.
Algumas vezes mesmo após passada a infecção, o líquido permanece dentro do ouvido. Isto ocorre se a tuba de auditiva, a qual comunica o ouvido com a parte de trás do nariz, estiver entupida, não permitindo o escoamento desse líquido do ouvido até o nariz.

O principal problema desse líquido dentro do ouvido é que ele atrapalha a audição da criança, atrasando assim o seu desenvolvimento lingüístico e educacional, além disso, predispõe a infecções de ouvido de repetição.
Aproximadamente 10% (1 em cada 10) das crianças que colocaram carretel continuam a ter infecção de ouvido e dor, apesar do carretel. Entretanto, essas infecções teriam acontecido mesmo se não houvesse o carretel.
Geralmente o carretel é expulso após 1 ano, espontaneamente. Às vezes, ele sai logo após a cirurgia, e então é necessário que seja recolocado novamente. Se o carretel permanece no ouvido após 2 anos, não saindo sozinho, o otorrinolaringologista deverá então retirá-lo.
Após a saída do carretel, eles podem deixar uma pequena perfuração, que geralmente se fecha sozinha. Caso essa pequena perfuração não cicatrizar sozinha, nova cirurgia poderá ser necessária.
Durante o banho, o ouvido operado deverá ser protegido com touca plástica ou com algodão embebido com óleo Johnson. A criança não poderá nadar ou entrar dentro d´água até que o carretel tenha saído. Somente após liberação médica o paciente poderá realizar atividades aquáticas.
link:http://www.clinicaotoface.com.br/procedimentos/colocacao-de-carretel-nos-ouvidos/

3 comentários:

  1. Olá Gisa, parabéns pelo blog! Também sou mãe de uma criança nascida com fissura - o Nicolas, de 4 anos. Só que ele não nasceu com o lábio fissurado, então só descobri no momento do parto. E, para minha surpresa ainda hoje, depois de tanto tempo, ouvi muito essa história de que "é muito simples, uma operaçãozinha com um ano de idade resolve", da própria classe médica. E enquanto isso eu assistia meu filho ir definhando de fome porque não conseguia mamar... Muita gente aqui deve conhecer essa história. Para mim foi tudo muito angustiante, e as coisas só começaram a melhorar quando passei a trocar experiências com outras pessoas que passavam pela mesma situação - sabemos que os médicos, por melhores que sejam, não têm muita paciência (e tempo) para nossas dúvidas e medos... Nos últimos dias eu também me animei a criar um blog, onde também dou uns pitacos sobre o assunto - a ideia é dar cada vez mais - e queria te convidar para dar uma olhadinha e sua opinião. O endereço é www.meunomenai.wordpress.com
    Meu filho está agora nesse momento de começar a fazer audiometria, pois deve fazer uma nova cirurgia em breve. Fez a primeira a semana passada (no ano passado não colaborou para fazer de jeito nenhum...).
    Toda sorte e saúde para sua filha, e abraços!

    ResponderExcluir
  2. muito legal teu blog já esta aprovado....tudo de bom pra teu filho e olha muita calma com os exames de audiometria tem que ter paciência mesmo ate porque só assim eles terão essa paciência também....bjs

    ResponderExcluir
  3. OLA MEU NOME É DÉBORA,TENHO UMA FILHA DE SETE ANINHOS,ELE NASCEU COM LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA,DESCOBRIR NA MINHA PRIMEIRA ULTRASSOM DE DOIS PARA TRÊS MESES DE GESTAÇÃO,ONDE AO NASCER FUI INSTRUÍDA PELO MÉDICO QUE FEZ MEU PRÉ NATAL PARA LEVÁ-LA AO HOSPITAL MATERNO INFANTIL NA CIDADE DE GOIÂNIA GO,ESTIVE LA COM ELA TRÊS DIAS APÓS O MEU PARTO PARA PASSAR POR UMA TRIAGEM COM VÁRIOS MÉDICOS,FOI MARCADA A CIRURGIA DA FENDA LABIAL PARA DOIS MESES DEPOIS,E A FENDA PALATINA QUANDO ELA COMPLETASSE UM ANO,E ASSIM FOI FEITO,AO COMPLETAR QUATRO ANOS ERA HORA DE IR PARA ESCOLA,TIVE QUE FAZER ACOMPANHAMENTO DELA COM PSICÓLOGA POIS NÃO QUERIA IR Á ESCOLA POIS OS COLEGUINHAS FALAVAM QUE A BOQUINHA DELA ERA FEIA,MAIS PASSOU,E HOJE COM SETE ANOS ELA CONTINUA O TRATAMENTO EM GOIÂNIA ONDE É EXCELENTE O ATENDIMENTO,EU SOFRI MUITO,MAIS ESTOU VENCENDO COM A AJUDA DE DEUS"se Deus me deu ela assim é porque sabe que sou capaz de cuidar dela"HOJE ELA TÁ LINDA...........

    ResponderExcluir