Translate

17 de julho de 2013

Síndrome de Treacher Collins

Ontem eu assisti um dos episódios do programa Tabu, da National Geographic, vocês já viram? Esse programa tem como foco nos mostrar diversos costumes que são normais em certas sociedades e desprezados ou considerados ilegais em outras. Entre os assuntos abordados estão temas relacionados desde a culinária, profissões e terapias médicas à cerimônias de iniciação, rituais, fanatismo e mudanças de personalidade.
Eu assisti o episódio Aparências Extremas, que me chamou muito a atenção, especialmente por tratar sobre padrões de beleza. “Quem decide quem é bonito e quem não é? Aparentemente, todos nós”.
O programa aborda que os padrões de beleza são diferentes entre as culturas. Mas nos mostra o caso de um menino de 9 anos chamado Nathaniel que nasceu com Síndrome de Treacher Collins,também uma deformidade cranio facial com algumas características distintas como olhos caídos, fissura no lábio ou no céu da boca,orelhas proeminentes, ausência de cílios,perda auditiva progressiva,ausência de alguns ossos da face, da maçã do rosto e maxilar,problemas respiratórios.Fala da dor que uma pessoa pode causar a outra apenas com um olhar de espanto ate mesmo se tratando de outra criança e de que como nos pais devemos ensinar a nossos filhos a não criticar,nem discriminar pessoas por sua aparência
Tabu traz à luz o que dá origem à dicotomia do bonito e feio, e o que significa ser-se considerado “feio” numa sociedade que despreza tal característica. Através das experiências das personalidades que surgem neste episódio ficamos a par da dor causada por este tabu social naqueles cuja aparência não “encaixa”, e ouvimos apelos comoventes que remetem para a procura da beleza interior. Como os próprios intervenientes dizem, por detrás da aparência, somos todos humanos e merecemos ser tratados como tal.

   

maiores informações sobre a sindrome....http://www.friendlyfaces.org/

Um comentário: