Translate

22 de junho de 2013

audiometria e colocação de dreno...

* Exame de Audiometria
A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento. Este exame só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pois são estes os profissionais habilitados a orientar corretamente todas as etapas para a realização do procedimento.
Os principais tipos de audiometria são a audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e a audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.
*  Colocação de carretel nos ouvidos..
Muito comum que alguns bebes portadores de fissura o necessitam mas voce sabe o que é isso?
Tubos de ventilação, ou simplesmente carretel, são pequenos tubos plásticos inseridos através da membrana do tímpano pelo otorrinolaringologista. O carretel retira as secreções (líquidos) do ouvido médio, ventilando-o com ar.
Algumas vezes mesmo após passada a infecção, o líquido permanece dentro do ouvido. Isto ocorre se a tuba de auditiva, a qual comunica o ouvido com a parte de trás do nariz, estiver entupida, não permitindo o escoamento desse líquido do ouvido até o nariz.

fotos 11 meses




fotos 4 anos e 3 mes



Cirurgia Plástica nos nossos filhos.....

Somos parte de uma geração onde aprendemos a conviver com novidades das quais não sabemos muito,uma delas é ver nossos filhos tão pequenos fazendo cirurgias tão complexas e o que sabemos sobre isso achei uma matéria bem interessante de um programa chamado Papo de Mãe :

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

No programa deste último domingo falamos sobre Cirurgia Plástica. Seja por vaidade ou necessidade, o Brasil é um dos países onde mais se realizam cirurgias plásticas. E crianças e adolescentes também realizam este tipo de procedimento. Porém, para quem tem menos de 18 anos, é preciso uma autorização dos pais.
Nas crianças, as cirurgias mais comuns são aquelas consideradas reparadoras, cujo objetivo é corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos, sendo consideradas tão necessárias quanto quaisquer outras intervenções cirúrgicas. É o caso, por exemplo, do lábio leporino, dedos colados, queimaduras, acidentes, etc.
Já para os adolescentes, as cirurgias mais procuradas são as estéticas, realizadas com o objetivo de melhorar a aparência. Para se ter uma ideia, os adolescentes representam cerca de 13% do total de cirurgias estéticas no Brasil. E os procedimentos mais procurados são a plástica de nariz, a redução ou o aumento dos seios, a lipoaspiração e as correções das orelhas de abano.
Para o Ministério da Saúde, a cirurgia plástica coberta pelo SUS, é aquela que corrige lesões, deformações e defeitos, que tenham como objetivo melhorar a saúde do paciente. Ou seja, o SUS só cobre cirurgias plásticas reparadoras, e assim também funciona a maior parte dos convênios de saúde. Portanto, cirurgias plásticas essencialmente estéticas normalmente são particulares.

2 de junho de 2013

QUAL A CAUSA?
A fissura lábio-palatina pode ocorrer de forma isolada ou fazendo parte de uma síndrome, como a síndrome de Robert. Apesar de várias pesquisas realizadas pelo mundo, a causa das fissuras lábio-palatinas isoladas continua indefinida. As possíveis causas das fissuras podem ser divididas em fatores ambientais e genéticos.
Fatores Genéticos: Os fatores genéticos, evidenciados pelas histórias familiares, têm relação com alterações gênicas e cromossômicas. A grande maioria dos casos de fissura lábio-palatina podem ser explicados de acordo com o modelo de herança multifatorial, resumindo pode que ha 200 anos atraz, alguém da sua família,podendo ser ate um primo de terceiro grau teve a fissura e você ainda carrega algum gene...
Fatores Ambientais: Os fatores ambientais mais relacionados às fissuras lábio-palatinas são: infecções virais, anticonvulsivantes, ansiolíticos, agrotóxicos , herbicidas,a realização de raios-x na região abdominal,remédios, drogas, produtos químicos, fungos, inclusive deficiências de vitaminas (como o ácido fólico), o uso de álcool ou cigarros....
A causa exata é desconhecida. O lábio fissurado e/ou fenda palatina são defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião no inicio de uma gravidez. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais,a unica certeza ainda é que acontecem quando o bebê está em fase de formação na barriga da mãe.