Translate

10 de março de 2009

CRENÇAS , PRECONCEITOS E SENTIMENTOS

     *NOSSA MÃE VOCÊ COLOCOU CHAVES ENTRE OS SEIOS ENQUANTO ESTAVA GRÁVIDA!
  *VOCÊ BATEU A BARRIGA NA GRAVIDEZ?
*DEUS ESTA TE CASTIGANDO POR ALGUMA COISA!
*O QUE VOCÊ FEZ NA GRAVIDEZ QUE TEU BEBE NASCEU ASSIM?

Alguma coisa do tipo com certeza irá escutar ao sair com seu bebe na rua,aprendi que antigamente era de costume usar coisas absurdas para solucionar algum problema que a ciência não explicava aquela época e ate hoje não há explicação especifica de muitos casos de bebes com fissura de palato ou fenda imaginem há 30 anos atraz!Os próprios pais têm dificuldade em aceitar a anomalia dos filhos, tornando-os infelizes.ouvi casos de mães que abandonam seus bebes por causa da complexibilidade do tratamento e eu mesma fui vitima de preconceito:
O bebê portador de fissura labiopalatina apresenta características básicas, sendo muitas vezes motivo de
surpresa ou sensação de impotência para os pais, gerando uma infinidade de dúvidas em relação ao cuidado,
geralmente acompanhadas de incertezas ou insegurança
para cuidar e manusear a criança
   Existe, por parte da maioria da população, um desconhecimento acerca das fissuras orais. Costuma ser
ignorada não apenas a sua existência, mas também sua etiologia, tratamento e repercussão na vida de uma pessoa.A partir daí, são geradas suposições e criados preconceitos
que envolvem tanto a pessoa portadora de fissura quanto sua família, que acabam sofrendo as conseqüências não só fisicamente, mas também psicológicas e sociais.
   Uma mãe que acabou de conceber uma criança portadora de fissura labiopalatina. Após nove meses de
espera e ânsia pelo bebê, das expectativas acerca de saber com quem ela será parecida, se com o pai ou com a mãe,ou até mesmo com os avós, depara-se com algo inesperado, nunca antes cogitado. A primeira reação é de susto, certo medo por não saber ao certo o que acontecerá com a criança. Muitas mães entram em choque, em desespero ao se depararem com seu bebê, muitas vezes não aceitando a situação. Após receberem as devidas orientações acerca do tratamento, elas ficam se perguntando o porquê isso ter
acontecido justamente com elas e acabam se culpando, o que gera um conflito ainda maior na relação mãe-filho,. Quando ela nasceu lembro dos meios terem se assustado ao vê la e demoraram um pouco pra me trazer ela e nem sequer perceberam que alem da fissura do lábio e da fenda ela tinha outro problema cardíaco.
  As pessoas quando vinham la ficavam olhando e esperando que eu comentasse sobre os porquês,eu tinha inúmeros medos de ela engasgar ou de não saber o que fazer e eu era a mãe nem minha mãe ou sogra sabia ou conhecia esses casos pra me ajudar..
   Eu aprendi com o tempo e com o tratamento tudo que precisava saber e minhas duvidas eu levava para os médicos que estão acostumados com essas duvidas me esclareciam com muita calma...
Houve uma vez que eu estava com ela internada em um hospital(que não e onde ela se trata) tratando uma das inúmeras pneumonia por axpiraçao que teve e um religioso(esses as vezes visitam hospital para dar um apoio espiritual as pessoas)se dirigiu a mim e a minha filha perguntou o que ela tinha e olhou pra ela ficou olhando por um momento ai me olhou e perguntou se eu sabia o motivo de sua anomalia e eu respondi o de sempre que a ciência dava como explicação fatores que pudessem ter levado a isso mas não havia uma explicação cientifica formada ainda do porque.O que eu escutei me doe ate hoje lembrar que segundo a religião dele era um castigo que esse Deus que ele seguia havia me enviado pra me castigar por algum pecado que eu havia cometido acho que esse Deus dele não deveria fazer uma criança sofrer pra castigar um adulto.
 Minha pior aflição era quando eu entrava em um ónibus lotado e me sediam lugar na frente do ônibus para me sentar com a NATALY nos braços os acentos da parte da frente do ónibus eram destinados a idosos,gestantes ou pessoas portadoras de deficiências,e sempre se sentava comigo alguma `vovó`que me perguntaria sobre chaves se eu havia carregado chaves entre os seios,ou costurado e passado a agulha na barriga durante a gravidez muitas vezes que escutei isso ate tentei explicar mas recebia aquele olhar de quem não esta acreditando e isso ma fazia um mal como se eu fosse culpada ou pudesse ter evitado ou sei la.... 
   Como eu sou mãe,assim como varias mães, você sempre espera que o seu filho nasça perfeito,apesar de sempre falarmos que o importante é que nasça com saúde,é isso que esperamos de uma gravidez, falando
mais friamente nós somos uma máquina que deve fazer um produto, produto de alguma coisa que a
gente espera que seja o mais perfeito possível, mais bonito possível né!
Nascendo uma criança fissurada ou com alguma mal formação,uma má formação de face,algo que logo os médicos diriam que é normal e que acontece muito o sentimento será como de  uma máquina que
produziu alguma coisa defeituosa, e aí vem toda aquela avalanche de sentimentos e emoções estranhas perguntas e se é tão normal esses casos porque eu nunca havia visto antes....
leporino e comunicação intraventricular tenho orgulho de tratar cada tosse dela me sinto muito capaz e me fortaleço cada dia mais

Um comentário: