Translate

21 de fevereiro de 2011

divisões da boca

O palato (céu da boca) é formado por duas partes: uma parte dura em direção aos dentes superiores (de cima) e uma parte posterior mole (próxima à garganta). O palato duro é composto por osso e o palato mole é formado por músculos que se movimentam quando falamos e engolimos. Se você passar a ponta da língua (ou o dedo) em todo o céu da boca, poderá sentir a diferença entre o palato duro e o palato mole
http://www.venelogia.com/uploads/cirugiamaxilofacial.gif


Vamos imaginar que a nossa boca (cavidade oral) e o nariz (cavidade nasal) fossem uma casa com 2 andares. O céu da boca separa o térreo (boca) do primeiro andar (nariz), portanto, serve de teto para a boca e de assoalho para o nariz. Dentro do pescoço e atrás do nariz e da boca fica a garganta (faringe). A parte de trás do céu da boca (palato mole) é como se fosse uma porta que abre e fecha.
Quando a porta está aberta (palato mole em repouso, durante respiração nasal) a parte de trás da boca se comunica com a parte de trás do nariz


http://www.aleitamento.com/upload/imagens/foto1_1224.gif

Quando a porta está fechada não há comunicação entre a boca e o nariz, pois com a porta fechada separamos o térreo do primeiro andar.
Nos casos dos bebês que nasceram com fissura de palato, a casa (boca e nariz) está incompleta, ou melhor, tem uma abertura no céu da boca e no assoalho do nariz, ocorrendo uma comunicação indesejada entre a boca e o nariz. Fissura, portanto, significa abertura ou separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário