Translate

12 de fevereiro de 2011

MAMÃE.PAPAI..SEJAM BEM VINDOS!!!!!!

“A interação positiva entre mãe e bebê a partir dos primeiros meses de idade, favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo, a aquisição de linguagem e o ajustamento socioemocional da criança, sendo responsável também pelo ajustamento psicológico e desenvolvimento de sua personalidade”. A relação entre a mãe e o bebê promove um relacionamento formativo, no qual a criança desenvolve um sentido de si mesma, através de uma auto-imagem segura e apropriada. As forças e o caráter deste apego influenciarão, por toda a vida, a qualidade de todos os laços futuros com os outros indivíduos.Por isso que a familia tem uma tarefa muito importante na construçâo do psicologico de um determinado bebê.
O vinculo que se constrói na relação estabelecida entre mãe e bebê é muito mais que apenas um interesse em alimentar, trocar ou tomar conta do bebê. É cuidar é colocar-se no lugar do bebê, perceber e responder às suas necessidades físicas e emocionais.

Neste período é o investimento emocional da mãe que vai orientar, organizar e desenvolver a vida psicológica do bebê, possibilitando a este identificações que poderão influenciar seu desenvolvimento futuro. Portanto a personalidade do bebê vai se constituindo a partir das sensações e percepções que ele vai registrando nessa relação de cuidado (vínculo afetivo) que dependendo de como foi, pode propiciar ao bebê um desenvolvimento psíquico saudável ou não.Somos nos os cuidadores que apresentamos isso aos bebês.
Verifica-se, portanto que conceber gestar e dar à luz a um bebê é sair da posição de filha para se colocar na posição de mãe, “é estar diante das possibilidades e dificuldades da maternidade”. Ainda na maternidade a mãe mesmo estando com o corpo dolorido ou cansado é chamada a investir na relação com seu bebê, a doar seus cuidados e afetos a este bebê que precisa que suas necessidades vitais sejam atendidas. Entretanto estes cuidados requerem uma mãe emocionalmente disponível, o que nem sempre ocorre, não porque a mãe não queira, mas sim devido a diversos fatores, relacionado às particularidades das experiências de maternidade vivenciadas por cada mãe, na concepção, na gestação, no parto, no pós-parto e até nas experiências do próprio nascimento.Claro que toda mãe planeja um filho saudavel por tudo que passa na gestação e toda espera pelo nascimento,e chocante quando a criança nasce com algum problema ,alem das duvidas que geram na cabeça de uma mãe pode q ela adicione outros sentimentos  como o de culpa e de medo de apresentar seu filho para familia e sociedade,...MAS NAO SE PODE ESQUECER :bebês aprendem logo que nasce a se comunicar atravez dos sentimentos eles sentem tudo a sua volta...
Quando algo não vai bem, na relação mãe-bebê e na capacidade de adaptação desta relação, aparece o sintoma, que o bebê por não falar verbalmente, comunica através de uma linguagem corporal.  Em tempos não tão distantes, muitos dos sintomas apresentados pelos bebês e crianças eram vistos, exclusivamente, como manifestações fisiológicas e eram tratados apenas com medicamentos.  Entretanto atualmente já sabemos que bebês e crianças em  estado de sofrimento, se comunicam através do que chamamos de sinais de apelo. São alguns exemplos as doenças psicossomáticas, os distúrbios de sono, de alimentação, o choro excessivo, etc.
Observa-se, portanto que o bebê e a criança pequena são muito dependentes do adulto; seu bem estar e desenvolvimento saudável estão intimamente ligados à qualidade da relação que tem com os adultos que cuidam dele, chamados de cuidadores (pais, mães,vovos,tias, babás, berçaristas) e do ambiente à sua volta.
Partindo do princípio de que tanto as mães e/ou cuidadores (pais, babás, berçaristas) devem oferecer um ambiente feliz, bom e adquado para que haja no bebê, de fato, uma formação emocional cognitiva e social saudável e observando que nem sempre isso é possível é que venho oferecer esse blog diferenciado que é voltado tanto para as futuras mamães, quanto para os bebês e suas mães e/ ou cuidadores de bebes portadores de necessidades especiais como minha filha. Mas nao deixo de apresentar inumeras materias de utilidade a qualquer cuidador que tenha seu filho livre de algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário